“O Turismo Como Você Nunca Viu”

Maceió – AL

Maceió é a capital de Alagoas

Nesta cidade você vai ter informações sobre a sua história, Onde se divertir, Atrações turísticas, calendário de eventos, estradas, distância até as capitais.

Cidade visitada nº 320 no mês de novembro de 2013 e abril e maio de 2014.

Com uma população estimada em 996.736 habitantes de acordo com Censo de 2013.

Como chegar:

Indo pela BR 101 sentido Recife/PE após a cidade de São Miguel dos Campos/AL entrar na BR 316 passando pela cidade de Pilar/AL e logo depois a cidade de Satuba/AL logo em seguida Maceió.

Também pela BR 101 passando pela  BR 316 entrar na AL 210 e logo adiante chega-se a Maceió.

Descrição da cidade:

Maceió tem 15 praias numa área de 40 Km de litoral totalmente emoldurados com coqueiros,mar azul intenso com piscinas naturais a 2 Km da orla. Também tem 22 Km da lagoa Mundaú, ideal para passeios de barcos que navegam entre ilhas e canais indo em direção ao encontro do mar. Lagoa essa  que banha o pontal da barra, bairro de pescadores e rendeiras que tecem o filé.

A capital alagoana apresenta um expressivo patrimônio histórico, moderna rede hoteleira, restaurantes de qualidade, aeroporto internacional, porto, centro de convenções, teatros, artesanatos e folclore, que se agregam a infra-estrutura da cidade, considerada uma das mais bonitas do Brasil.

História da cidade:

Maceió é a capital com a orla mais bonita do nordeste e é banhada por lagoas, um mar que mescla o azul-turquesa, o verde-esmeralda,  belas praias e por jardins de coqueirais.

O melhor trecho é a trinca formada por Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

O seu nome é de origem tupi. Os índios batizaram o lugar de “Maçayó” ou “Maçai-o-k”, que significa “O que tapa o alagadiço”. Historiadores afirmam que a capital do Estado de Alagoas nasceu de um antigo engenho de açúcar, por volta do século 18. Para outros, por ser praiana,  seu surgimento está ligado a uma pequena vila de pescadores.

Seja qual for sua origem, do mar ou do açúcar, Maceió é um lugar abençoado por Nossa Senhora dos Prazeres.

A noite o movimento não cessa e sob o ritmo de bandas, musicas eletrônicas e musicas diversas em bares, pizzarias e restaurantes. As duas principais cabanas na orla da Praia de  Ponta Verde, Lopana e Kanoa ficam lotadas diariamente.

 Ande pela cultura de Jaraguá ao centro

Pelos Museus da Fundação Pierre Chalita, Casa do Patrimônio, Fundação Teotônio Vilela, Memorial à República, da II Guerra Mundial, Théo Brandão, Casa Jorge de Lima, Instituto Histórico e Geográfico de Arte da Fundação Pierre Chalita, Marechal Floriano Peixoto, Memorial Pontes de Miranda, dos Esportes, da História Natural, Graciliano Ramos, da Imagem e do Som de Alagoas e  Pinacoteca Universitária.

Pelas Igrejas Nossa Senhora Mãe do Povo, Catedral Metropolitana de Maceió, do Rosário, Bom Jesus dos Martírios e Nossa Senhora do Livramento.

Monumentos do Teatro Deodoro, Estação Ferroviária e Academia Alagoana de Letras.

Importante:

Para você que não sabe nossos primeiros Presidentes da República são de Alagoas, o 1º Presidente da República foi Marechal Deodoro da Fonseca e o 2º foi Marechal Floriano Peixoto.

Onde se divertir: 

Tem diversas empresas cadastradas pela CADASTUR para passeios como:

  • Para o  litoral Sul tem os passeios as 9 ilhas, Praia do Francês, Barra de São Miguel, Dunas de Marapé, Foz do Rio São Francisco, Canions do Rio São francisco.
  • Para litoral Nortea praia de Paripueira e suas piscinas naturais, Tabuba, Maragogi com catamarã e Capitão Nicolas (Praia de Carro Quebrado)
  • Para Pernambuconas Praia de Carneiros, Porto de Galinhas e mais Porto de Galinhas + Recife + Olinda.

Também tem outras opções de passeios:

  • Caminhar na orla urbana de Maceió, a mais bonita e iluminada do Brasil. Tomar água de coco, saborear sorvete de caja, manga, gravióla … No final da tarde comer tapioca nas barracas.
  • Alugar uma bicicleta para conhecer Maceió pela ciclovia da Praia do Pontal da Barra até a Praia de Jatiúca.
  • Navegar até as piscinas naturais da Pajuçara, e cartão postal mais antigo de Maceió.
  • Visitar o Mercado de Artesanato no centro de Maceió também é parada obrigatória.
  • No domingo levar a família para um dia de lazer na Praia de Pajuçara. A avenida beira mar fica fechada para caminhar, pedalar e promover muitas brincadeiras para a criançada.

 

Atrações turísticas:

  • Rua das rendeiras,
  •  Conhecer os Mirantes Ambrózio Lira, Chã de Bebedouro, do Cortiço, Kátia Assunção, da Praia da Sereia, de São Gonçalo e de Santa Terezinha.
  • Feira de artesanato de Pajuçara
  • Museu Théo Brandão
  •   Passeios de barco até a Foz do São Francisco

 

Passeio as 09 ilhas pela Lagoa Mundaú

Passeio as piscinas naturais de pajuçara

Praias serenas: Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Guaxuma, Garça Torta, Mirante da Sereia, Pratagy e Ipioca.

Pegar onda nas praias de Cruz Almas, Jatiúca, Jacarecica e Riacho Doce.

Calendário de eventos:

Fevereiro: Prévias carnavalescas, Jaraguá folia, Baile municipal, Festival do Bumba Meu Boi, Blocos de frevos.

Maio: Dia do Trabalhador.

Junho: São João.

Dezembro: dia 09 o Aniversário da cidade, Abertura de Natal e Reveillon.

Esportes:

O município possui um dos mais famosos estádios do Brasil, o Estádio Rei Pelé conhecido popularmente como “Trapichão”, com capacidade para 20 mil torcedores, com uma infraestrutura completa para futebol, atletismo e transmissão de jogos por tevê ou rádio.

Atualmente Maceió tem dois grandes times de futebol, confira abaixo:

O  Centro Sportivo Alagoano (CSA) com o maior número de títulos do  Campeonato Alagoano de Futebol profissional (37 títulos) e 1 vice-campeonato da Copa Conmebol com sede no bairro do Mutange;

e o Clube de Regatas Brasil (CRB) que representa o estado na Série C 2013, com sede no bairro da Pajuçara.

O Rugby, a natação, atletismo, ciclismo e o surf também são muito praticados na cidade.

Distâncias aproximadas até as capitais:

CIDADE ESTADO KM CIDADE ESTADO KM
Aracaju SE 281 Manaus AM 4.609
Belém PA 2.026 Natal RN 548
Belo Horizonte MG 1.810 Palmas TO 1.887
Boa Vista RR 5.359 Porto Alegre RS 3.506
Brasília DF 1.915 Porto Velho RO 4.124
Campo Grande MS 2.828 Recife PE 260
Cuiabá MT 2.960 Rio Branco AC 4.613
Curitiba PR 2.783 Rio de Janeiro RJ 2.084
Florianópolis SC 3.069 Salvador BA 583
Fortaleza CE 957 São Luís MA 1.554
Goiânia GO 2.085 São Paulo SP 2.383
João Pessoa PB 376 Teresina PI 1.123
Macapá AP 2.024 5 dias Vitória ES 1.620
Maceió AL 0

 

Estradas:

As estradas estão em boas condições de trafego, tanto a BR como as AL (estaduais).

Economia:

O município é rico em  sal-gema e tem um setor industrial diversificado (indústrias químicas, açucareiras e de álcool, de cimento e alimentícias), além da agricultura, pecuária e extração de gás natural e petróleo.

Maceió conta com um polo cloroquímico, que abriga a maior empresa instalada no estado, a Braskem (exploradora e beneficiadora de sal-gema), e com o Distrito Industrial Luiz Cavalcante, localizados, respectivamente, nos bairros do Pontal da Barra e Tabuleiro do Martins.

Recentemente reformado, o Distrito Industrial Luiz Cavalcante (agora denominado Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante) recebeu, nos últimos meses, melhorias estruturais importantes, como pórticos de entrada e de saída, 6 km de ruas pavimentadas, 4,5 km de linhas d’água e 3 km de ciclovia, o que fez aumentar o interesse de diversas empresas em instalar-se na localidade. Diversos estabelecimentos industriais já estão ampliando ou construindo novas unidades na área.

Outro ponto forte na economia do município é o turismo. Maceió possui um grande potencial de atrair turistas devido às suas belezas naturais e grande diversidade cultural.

Maceió oferece várias opções de lazer e espaços modernos para negócios, tais como o novo Centro Cultural e de Exposições de Maceió, no bairro de Jaraguá.