“O Turismo Como Você Nunca Viu”

Natal – RN

Natal A Cidade do Sol

 

Cidade visitada nº  347 no mês de novembro de 2013.

Com uma população estimada em 803.739 de habitantes segundo senso de 2010.

Comentário sobre a visita:   Chegamos a noite na cidade e fomos procurar um hotel barato para ficarmos, nesta viagem fomos somente eu e minha esposa a Carmen. Foi uma viagem inesquecível, uma nova Lua de Mel aos 30 anos de casados. Ficamos no Apart Hotel Casa Grande no bairro ao norte de Natal um ótimo hotel a duas quadras da Praia de Ponta Negra onde fica localizado um dos Pontos Turísticos mais conhecido de Natal o “Morro do Careca”.

No dia seguinte fomos conhecer as praias, a Fortaleza dos Reis Magos, as Dunas de Genipabu e na alto das dunas estão os Dromedários para os passeios e claro a praia de Genipabu, a Ponte Newton Navarro, o Estádio das Dunas que estava em construção ainda e mais diversos pontos turísticos que não tivemos tempo de conhecer.

Na volta conhecemos o Centro de Lançamento Barreira do Inferno.

Como chegar:

De avião, ônibus ou carro, chegar a Natal é muito simples. Lembre-se apenas de fazer a reserva num hotel com antecedência para não correr o risco de ter problemas de última hora.

Avião
O principal aeroporto do Rio Grande do Norte é o Augusto Severo, em Parnamirim, região metropolitana de Natal. Apesar de ficar em outro município, o trajeto até Ponta Negra, o  bairro dos hotéis, pode ser feito em 30 minutos. O Aeroporto é moderno e vem passando por melhorias para mais bem atender os passageiros.

Para sair do aeroporto é possível utilizar táxis, que custam cerca de R$ 45 até Ponta Negra, ou uma combinação com ônibus urbanos, que saem bem mais em conta. Se sua opção for o ônibus com destino final em Ponta Negra, será preciso pegar uma condução até o Shopping Natal e, de lá, uma outra até a Ponta Negra. Não há um transporte de ônibus específico, do tipo executivo, para atender o aeroporto.

Chegam e partem voos principalmente para São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, mas o aeroporto também é um ponto de ligação para ir até Lisboa…

Carro
Natal fica a apenas 185km de João Pessoa, e tanto para quem vem da capital paraibana como de outros estados ao sul, o percurso deve ser feito pela BR-101.
Para quem sai de Fortaleza, o principal acesso é pela CE-040.

Ônibus
O Terminal Rodoviário de Natal é outra opção para quem quer chegar à cidade do sol. Empresas como a São Geraldo e a Itapemirim fazem o trajeto de diferentes capitais brasileiras. Apesar de a maioria das empresas ter um balcão de atendimento no piso inferior, certifique-se que o balcão de que você precisa está lá para não ficar rodando à toa.

Atrações turísticas:

Fortaleza dos Reis Magos é um dos lugares imperdíveis para ir na sua viagem a Natal. Faça uma visita guiada e descubra os detalhes do lugar.

É, indiscutivelmente, um dos símbolos mais fortes da cidade. Foi a primeira construção de Natal, iniciada em 1598. Sua localização estratégica tinha como fundamento proteger o território de invasões estrangeiras. Para conhecer  a fortaleza é  bom ir com um  guia porque é a  maneira mais interessante de entender a história da cidade.

 

Morro do Careca  é o principal cartão-postal de Natal, o Morro do Careca é uma duna no extremo da praia de Ponta Negra onde antigamente as pessoas praticavam, entre outras coisas, esquibunda. Atualmente está proibido subir na duna, mas é interessante observá-la de longe, tanto de dia quanto à noite, quando recebe iluminação especial. fica no extremo norte na Praia mais famosa da Natal.

Ponta Negra é o lugar para ir ou ficar no bairro será um passeio dois em um, pois, além de ser a praia mais famosa, Ponta Negra é onde fica outro ponto turístico bastante popular, o Morro do Careca.

Shopping do Artesanato Potiguar  para quem gosta de comprar lembranças vai adorar os mercados de artesanato de Natal. Na Ponta Negra há vários deles que vendem bebidas, alimentos ressecados e outros artigos que você dificilmente encontrará em outras cidades, afinal, são especialidades do Nordeste.

Lagoa de Pitangui esta a  cerca de 35 km de Natal, no litoral norte do Estado, fica a Lagoa de Pitangui, que conta também com o Bar da Lagoa. É um lugar agradável e perfeito para descansar. Se estiver de carro, passar algumas horas na lagoa é um jeito interessante de se divertir.

Calendários de eventos:

JANEIRO
• Festa de Santos Reis (bairro de Santos Reis/Natal): Grande festa popular, com shows musicais e eventos religiosos, aberta ao público.
• Festa de N. S. Navegantes (Rio Potengi/Redinha): Procissão religiosa com saída de barcas e celebração campal.

FEVEREIRO
• Carnaval: O carnaval é comemorado por várias cidades do Estado, com blocos e trios na rua durante todos os dias de folia. Os mais populares são: Macau, Pirangi e Paus dos Ferros. Em Natal vários blocos organizam saídas de rua em Ponta Negra, Ribeira e Centro da Cidade. A festa mais concorrida é o Baile das Kengas, onde são eleitos o Rei Momo e a Rainha do Carnaval, além do tradicional e inusitado concurso de travestis.

MARÇO
• Mártires de Cunhaú (São Gonçado do Amarante): evento religoso que encena o conflito ocorrido no Séc. 19, entre índios e missionários, que resultou no massacre dos religiosos. Os mártires foram beatificados pelo Papa João Paulo II no ano de 2000.

ABRIL
• Paixão de Cristo (Carnaúba dos Dantas e Natal): por todo o Estado ocorrem encenações da Paixão de Cristo que atraem multidões. As mais famosas são a de Carnaúba dos Dantas e a de Natal, realizada no Anfiteatro do Campus Universitário.

MAIO
• Festival MADA (Natal): um dos mais respeitados festivais de rock e música alternativa do Nordeste, o Mada (Música Alimento da Alma) reúne milhares de espectadores e bandas de todo o Brasil.www.festivalmada.com.br
• ForróFolia (Parelhas): Festa popular no período das comemorações da padroeira da cidade.

JUNHO
• Mossoró Cidade Junina (Mossoró): o evento já é considerado o maior São João do RN, com atrações musicais nacionais e vários shows e atividades culturais paralelas durante todo o mês de junho na cidade.
• Festival de Quadrilhas de Natal (Natal): a disputa pelo prêmio de melhor quadrilha junina, que reúne milhares de jovens de dezenas de agremiações de todo o Estado, vira um espetáculo para o público.

JULHO
• Festa do Bode (Mossoró): A maior exposição de caprinos e ovinos do Oeste Potiguar. Além da feira de negócios, acontece também uma programação cultural com shows e atrações musicais.
• Festival da Gastronomia (Martins): Os amantes da boa mesa sobem a serra para curtir o inverno e Martins. No Festival, chefs de cozinha de todo o Estado disputam o melhor prato do ano. O evento também traz shows musicais.
• Festa de Santana (Caicó, Currais Novos e Santana do Matos): Padroeira mais festejada do Estado, Santana é comemorada em procissões e romarias durante todo mês. Paralelo à festa religiosa acontecem as vaquejadas e os shows de forró.

AGOSTO
• Festa de N. S. Navegantes (Areia Branca, Guamaré, Macau): a protetora dos pescadores é comemorada em grande estilo nas três cidades, com procissõe marítimas e terrestres e festas profanas abertas ao público.

SETEMBRO
• Carnavais Fora de Época: Três cidades comemoram, fora de época o carnaval: Currais Novos realiza o Carnaxelita, Ceará Mirim promove o Ceará-Mirim Fest e Mossoró cai na folia com o Carnativa.

  • Auto da Liberdade (Mossoró): a cidade comemora sua reputação de ser vanguarda com uma grande festa popular onde são lembrados fatos importantes como a abolição da escravatura 5 dias antes da Lei Áurea, o 1º voto feminino da América Latina e a Resistência ao bando de Lampião em 1927. Atrações culturais e shows musicais atraem milhares de visitantes para a cidade nesse período.

OUTUBRO
• AssuFolia (Assu): é a vez de Assu fazer o seu carnaval fora de época com blocos e trios elétricos nas ruas da cidade.
• Festa do Boi (Parnamirim): o maior evento de negócios agropecuários do Estado é feito no parque de exposições de Parnamirim, trazendo ainda atrações musicais e curiosidades grastronômicas de todas as regiões do Estado.

NOVEMBRO
• Festa de N. S. Apresentação (Natal): A padroeira de Natal recebe missa campal na Pedra do Rosário e na Nova Catedral, numa procissão que atrai milhares de devotos, todos os anos.
• Muitos Carnavais (Natal): uma das mais tradicionais prévias, reúne milhares de foliões no bairro histórico da Ribeira.

DEZEMBRO
• Carnatal: Considerada a primeira micareta (carnaval fora de época) do Brasil, o Carnatal entrou para o calendário nacional, reunindo milhões de foliões: www.carnatal.com.br.
• Auto de Natal: O aniversário de Natal é tradicionalmente comemorado com um grande espetáculo ao ar livre onde o nascimento de Jesus é re-encenado, a cada ano, por um elenco de centenas de atores, trazendo sempre, atrações nacionais.